A gestão de ergonomia é um processo de melhoria contínua que tem início após a realização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) ou Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Concluídas todas as análises necessárias, o relatório de ergonomia deve incluir um plano de ação contendo as recomendações de melhorias para cada situação de risco identificada. A partir desta etapa é responsabilidade da empresa implementar as ações, entretanto sabemos que todo plano de ação envolve prazos, custos e negociação com alguns setores chave, para que possa ser executado de fato.
É neste momento que a Gestão de Ergonomia faz toda a diferença para que o plano de ação saia do papel e seja implementado na empresa. Para que a gestão de ergonomia seja eficiente é necessário a formação de um grupo de trabalho chamado Comitê de Ergonomia ou COERGO. O comitê deve ser composto por profissionais e setores que irão auxiliar no processo de execução do plano de ação, como segurança do trabalho, saúde ocupacional, gestão da qualidade, compras, projetos e etc.
O ergonomista pode e deve auxiliar o COERGO dando todo suporte e orientação necessários para alcançar os resultados esperados. Mais importante do que um bom relatório de ergonomia é ver suas recomendações de melhoria sendo implementadas, promovendo a saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade.